Saiba Como Reduzir seu Consumo de Energia Através da Tintura Gela Rapido
Home / Dicas / Saiba Como Reduzir seu Consumo de Energia Através da Tintura

Saiba Como Reduzir seu Consumo de Energia Através da Tintura

Saiba Como Reduzir seu Consumo de Energia Através da Tintura

Não a nada melhor do que um ar condicionado para encarar essas oscilações climáticas que recentemente estamos enfrentando. E por mais que seja prazeroso o uso de um climatizador de ar no ambiente, a preocupação de sempre será o consumo de energia que ele utilizara.

Por mais que pareça irrelevante, você sabia que as cores que escolhemos para pintar as paredes dos quartos ou da casa ou de qualquer outro ambiente, chega a ir muito além de pura estética?

Pois é vai muito além de estética, determinadas tonalidades que aplicamos podem interferir diretamente na absorção do calor nos ambientes na propagação da luz natural dentro do local. Um bom exemplo pode ser tirado das cores claras, que absorvem muito menos calor e refletem de forma muito eficiente a luz solar, gerando assim o consumo de energia menor no fim do mês para o seu bolso.

De acordo com o Daniel Sarmento gestor de eficiência energética da Celpe que é a sigla da Companhia Energetica de Pernanbuco, o uso de cores mais claras nas paredes da casa e também nos imóveis e nas cortinas, contribui muito para a propagação da luz natural e com isso evita o uso de luzes artificiais, além de absorver menos calor, diminuindo o uso de equipamentos de climatização na residência.

Para se ter uma noção, em 2007 um estudo divulgado pela agencia Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) relatou que as cores que mais absorvem calor são as tonalidades mais escuras, como o preto, que chega a absorver 98% do calor solar que chega a superfície, já o cinza escuro (90%), verde escuro (79%) azul escuro (77%), marrom e vermelho escuro (70%). Os dados foram coletados levando em conta as cores mais aplicadas as fachadas de edifícios no Brasil.

curso energia solar ganhe dinheiro

Junto a isso analise constatou também que, se as paredes externas fossem pintadas com cores claras, que absorvem radiação solar, o ganho de calor também poderia ser reduzido, o que minimizaria a necessidade do uso de refrigeração artificial. E as cores que absorvem a radiação solar são o branco que absorve cerca de 20%, amarelo claro (28%), pérola (28%), marfim (28%), palha (30%), branco gelo (33%) e azul-claro (35%).

Saiba Como Reduzir seu Consumo de Energia Através da Tintura

Agora sim, você poderá repensar os projetos e tentar optar por tonalidades que unem estética, conforto e menos consumo de energia.

Nossa Nota Leitor
[Total: 2 Média: 4]

Gostou, Compartilhe!

    Sobre Mayara Torres

    Veja Também

    Pode Colocar Ar Condicionado Atrás de Cortinas?

    Pode Colocar Ar Condicionado Atrás de Cortinas? As cortinas carregam consigo uma funções importantíssimas, sendo ...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *